Saúde

Meios de controlar o stress do dia a dia e a ansiedade de separação no seu Buddy

Que a ansiedade é uma das doenças que representa o mal do século nós já sabemos. Na pressa do dia a dia, o autocuidado às vezes fica de lado. Ficamos acelerados, com as emoções a flor da pele e muitas vezes sem nem saber o motivo. A questão é que se engana quem acha que são só seres humanos que passam por isso! Os Buddy’s também podem ficar extremamente ansiosos e irritadiços. Eles podem absorver as nossas emoções quando estamos passando por um dia ruim ou podem ser sensíveis a mudanças e ficarem estressados por conta disso. Além disso, como eles são extremamente apegados aos donos, eles podem desenvolver um transtorno denominado como ansiedade de separação.

Essa doença consiste em uma série de comportamentos destrutivos que podem partir do seu Buddy a partir do momento que você sai para ir trabalhar durante um período de tempo, por exemplo. Eles ficam em pânico, mais agressivos, latem constantemente, podem destruir os móveis da casa e até mesmo urinar fora do lugar.

O nosso papel nesse caso, é compreender a situação e não repreendê-los de uma maneira bruta caso isso ocorra. Precisamos desenvolver a nossa empatia com relação a eles nessas horas para que eles consigam melhorar esse quadro e para isso, existem algumas coisas que podemos trabalhar!

A ansiedade de separação acontece em parte pelo medo do seu Aumiguinho de ficar sem o dono dele, e precisamos mostrar pra eles que isso não irá acontecer. Vocês podem desenvolver um trabalho ao lado de um adestrador para isso, afinal, eles são pessoas treinadas e que possuem experiência com diversos tipos de transtornos que assolam os cachorros.

Outra opção seria começar a treiná-los para perceber que nada vai acontecer com eles, caso fiquem um pouquinho de tempo a sós. Você pode sair durante um período de cinco minutos e, quando “voltar”, oferecer um petisco para seu doguinho, por exemplo.

Em casa, o dono pode começar impondo limites para que o seu Buddy não se comporte e não se sinta como o “dono da residência”. Isso pode ser doloroso em alguns momentos, mas, facilita na educação do Buddy e ele começa a entender o que pode e o que não pode fazer dentro de casa.

Uma opção para dar um auxílio para o trabalho que você está realizando com o seu cachorrinho são os florais! Eles estão presentes em diversos pet shops e lojas e a eficácia deles é comprovada. Os indicados são os para carência e para ansiedade!

Em último caso, se você tem a disponibilidade, ter outro cachorrinho para fazer companhia para o seu animalzinho é algo que ajuda muito pois eles não ficam sozinhos no ambiente da casa. É importante ter em mente que os nossos Buddy’s sentem as mesmas emoções que nós sentimos, inclusive, tem muito medo da solidão e do abandono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *