Saúde

Castrar ou não castrar? Eis a questão…

Assim como a vacinação é importante para a saúde do seu buddy, a castração também é. Pensando nisso, escrevemos um resumido post sobre ela, para deixá-los mas inteirados sobre o assunto.

A castração é um método contraceptivo cirúrgico muito eficaz para a saúde dos animais. É importante as pessoas saberem o quanto ela vai fazer bem a sua saúde, prevenindo diversas enfermidades sérias que podem levar a óbito, não somente impossibilitando seu buddy de reproduzir. Além de prevenir futuros problemas fisiológicos, por ela diminuir o libido, acaba evitando brigas entre os machos na hora que estão atrás das fêmeas no cio.

Os métodos cirúrgicos de ovariosalpingohisterectomia (OSH) para fêmeas e orquiectomia total (OQ) para machos, são os mais usados para controle populacional de cães e gatos, levando á esterilidade e infertilidade permanente, através de alterações anatômicas obtidas com a cirurgia (MACEDO, 2011).

Para vocês entenderem melhor o que é a castração:

Nas fêmeas é o procedimento cirúrgico onde os ovários e o útero vão ser retirados. Nos machos é a retirada dos testículos.

Todo mundo me pergunta qual o momento certo para castrar seu animal. Vamos tentar clarear sua idéia. O ideal para os machos, é castrar a partir dos 6 meses de idade ou quando o testículo descer e estiver completamente formado evitando assim o hábito de levantar as perninhas para marcar território. Castrando após obter o hábito de levantar as perninhas para marcar território, ele não irá deixar de marcar. O que você irá prevenir é um futuro tumor de próstata, por exemplo.

Já as fêmeas para prevenir o tumor de mama em até 80% é necessário castrar antes do primeiro cio. Castrando após o primeiro cio, as chances de um tumor aparecer com o decorrer dos anos aumenta. Lembrando que independente do momento em que decidir castrar seu animal, sempre vai ser a melhor escolha. Qualquer ajuda a prevenção de futuras enfermidades, já esta valendo, não é mesmo?

No caso da OSH (castração das fêmeas) evitamos também a piometra (infecção bacteriana no útero) que em alguns casos, pode levar seu animal a óbito. E qualquer doença relacionada ao sistema reprodutor.

Para os felinos as indicações são basicamente as mesmas dos cachorros.

Gatos castrados tendem a ficar mais caseiros e menos briguentos.

A mudança de comportamento no buddy castrado, não é uma regra, mas a maioria costuma ficar mais calmo. Junto a isso, vem aquela velha dúvida… Os buddy’s engordam?

Bom… muitos engordam sim. Mas isso não é porque ele foi castrado e sim porque uma das consequências da castração é deixar o buddy mais calmo e sedentário, afinal ele terá menos hormônio pelo seu organismo, certo? Certo. Com essas mudanças ele acaba fazendo menos exercício o que leva a engordar. Isso não deve ser considerado um problema ou restrição pois existem maneiras de controlar o ganho de peso, como exemplo, rações para animais castrados e estimular seu peludinho a brincar, correr, buscar a bolinha, esconder o osso e etc.

A castração é um ato de AMOR, prevenção, carinho e cuidado. Não deixe que preconceitos e boatos te impeçam de fazer esse ato pelo seu buddy. Afinal você o ama, né?

Esperamos ter agregado mais informações que o seu buddy precisa para ter uma vida saudável mas não se esqueçam de consultar o médico veterinário de sua confiança.

Desejamos a todos um passeio divertido e seguro!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *