Muitas vezes, recebemos mensagens de nossos clientes sobre cachorrinhos “sapecas” que roem as guias de passear, além de destruir a casa com seus dentinhos de aço!
Vamos lá! Existem diversos motivos para um cachorro roer as coisas, e a grande maioria, é simplesmente um sinal de que o cão tem necessidades típicas da natureza canina, já que usam a mandíbula para quase tudo!
Apesar de ser um problema fácil de se resolver, é preciso ter paciência e fazer algumas mudanças na rotina do seu Buddy. Para começarmos a nos aprofundar sobre esse assunto, é importante entender porque os cães roem tudo o que veem pela frente! Confira alguns destes motivos:
– Nascimento dos dentes
– Precisam exercitar a mandíbula
– Falta de exercício físico
– Solidão
– Ansiedade
– Medo
Mudança de hábito:
O primeiro passo é tentar oferecer produtos para os nossos amigões roerem, como ossos e brinquedos especiais, assim, você pode educar seu Buddy, além de passar um tempinho brincando com ele!
Lembre-se, manter nossos cães trancados por muito tempo ou afastados do convívio direto com a família, é o pior erro que podemos cometer, pois esse tipo comportamento deixa nossos pets mais agitados e ansiosos.
Os brinquedos não tiram a necessidade do seu cão de se exercitar fora de casa, e a prática regular de caminhadas podem ajudar imensamente no bem estar do seu animal.
Mas, o que fazer?
Para manter um Buddy destruidor “bem comportado”, é preciso que ele se exercite com regularidade. Não adianta dar uma voltinha na esquina de vez em quando para dar vazão a toda a energia que eles acumulam durante o dia, principalmente quando são filhotes!
Geralmente, atividades que promovem a interação entre cão e dono e que estimulam a cooperação e obediência são insubstituíveis para a mudança de comportamento!
Outro ponto a ser levado em consideração, é que nem todos os cachorros gostam dos mesmos brinquedos ou demonstram o mesmo grau de interesse.
Por isso, ter uma boa variedade de formatos e texturas faz com que o seu Buddy possa escolher o que ele prefere naquele momento. Não tenha medo de experimentar um novo brinquedo, pois eles são sempre mais baratos do que os danos causados nos objetos de casa.
Mantenha todos os brinquedos em um mesmo local, isso ajuda a condicionar o peludo a buscar as coisas com as quais ele pode brincar, dessa forma, ele não fica pegando tudo o que encontra pelo caminho.
Se você tiver vários cães, talvez seja preciso ter uma variedade bem maior de brinquedos e, se os Buddys forem de tamanhos diferentes, é necessário escolher os brinquedos de acordo com o tamanho e a força de cada cão!
Jamais brigue com o seu Buddy se ele destruir um brinquedo – essa é a ideia – afinal, melhor o brinquedo do que por exemplo, aquele tênis caro que você acabou de comprar.
Chegou a hora de procurar a ajuda de um adestrador?
Pois é, como comentamos, você não está sozinho nesse barco! Aqui na Buddy Dog recebemos várias mensagens todos os dias de pessoas nos perguntando o que fazer para mudar esse tipo de comportamento, e a maioria dos casos, podem ser solucionados adotando medidas relativamente simples no dia a dia.
Como manter uma boa frequência de passeios, estimulando seu pet não só fisicamente, como mentalmente também, e por aí vai.
Porém, em alguns casos mais avançados é preciso ir além disso. Quando você já tentou – de verdade – todos os métodos possíveis e mesmo assim seu Buddy não apresentou nenhuma melhora, talvez seja melhor buscar ajuda de um adestrador profissional.
Esperamos ter agregado muitas informações para que o seu buddy tenha uma vida mais saudável, mas não se esqueçam de consultar o médico veterinário de sua confiança para maiores informações.
E fique de olho em nosso blog, cada semana é uma novidade diferente para você e seu Buddy!